O QUE É ROI E COMO CALCULAR
O QUE É ROI? COMO CALCULAR SUAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL
O QUE É ROI E COMO CALCULAR
Aprenda a calcular o ROI de suas campanhas de Marketing Digital e perceba importância de analisar cada investimento feito para que sua empresa desenvolva-se exponencialmente.
ROI - return on investment traduzindo para o português “Retorno Sobre o Investimento” o que aos olhos de empresários poderíamos considerar como taxa de retorno sobre aplicação ou falando em termos contábeis “Margem de Lucro sobre o investimento”.
Quando chega-se ao ponto de uma empresa engrenar no mercado digital ela passa a ser um nível diferente de empresa, pois tem portas abertas para receber visitantes do mundo todo 24 horas por dia, o problema todo é que para se destacar não é necessário apenas iniciar algumas campanhas de publicidade, você precisa de pessoal qualificado para administrar este trabalho.
Assim como em qualquer outra área profissional é possível encontrar mão de obra barata e outras com um valor mais salgado. Isso se dá devido a qualidade do trabalho que será feito, envolve dezenas de características únicas como experiência, tempo de mercado, qualidade, demanda e outros fatores como feedback, transparência e o mais importante resultado.
Muitas vezes o barato sai caro e com certeza você já foi prova real desta afirmativa.
Tudo que é feito para propagar uma marca, um produto ou serviço exige responsabilidade e cuidado por parte do profissional que administrara o projeto. Antes de iniciar qualquer campanha deste nível busque profissionais qualificados e com experiência. O barato sai caro já ouvi isso por aí e acredito que você também já deve ter sido protagonista de sua própria experiência.
Pode parecer complicado mas no desenrolar da análise você verá que não é um bicho de 7 cabeças, este tipo de cálculo é fundamental para que você tenha conhecimento de quanto está convertendo o investimento que você faz mensalmente em uma campanha de marketing digital. Esta formula é bastante simples e utilizada por milhões de profissionais da área:
GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL
ROI = ------------------------------------------------------------------------------
INVESTIMENTO INICIAL
Multiplicando este resultado por 100x você obtém o valor em percentual.
Pense comigo: Se você obtiver um ROI de 5% ao mês ao dia você com certeza terá feito um negócio extremamente lucrativo, porém se este valor for inferior a 2% ao mês lamento dizer mas você esta trabalhando muito para ter um retorno de apenas 0,5% ao mês se comparado aos juros que teriam sido gerados caso este dinheiro fosse aplicado em uma simples poupança que hoje paga de 1% a 1,5% dependendo do fundo de investimento.
Em exemplo utilizaremos uma empresa que no último ano investiu o montante de R$ 120.000,00 reais no decorrer de um ano em um contrato junto a SEO PARA, pelo prazo de um ano.
· O valor investido mensalmente ficou em R$ 10.000,00.
· Os custos da agência SEO PARA para estas campanhas, desenvolvimento de websites e estratégias somados aos custos de mão de obra com os profissionais envolvidos ficaram em R$ 6.000,00.
· O capital restante referente ao investimento mensal que será aplicado em campanhas patrocinadas como Facebook, Ads, Adwords e Marketplace resultaram no montante de R$ 4.000,00.
· Investimento inicial = R$ 120.000,00.
· Ticket Médio de uma venda R$ 1.000,00.
· Margem de Lucro por Venda R$ 400,00.
Para suprir os investimentos realizados será necessário realizar no mínimo 120 vendas no decorrer do ano simplesmente para cobrir os custos de investimento.
Mas ao chegar no final do ano um levantamento foi feito e o total de vendas realizadas foram 240.
Logo:
· TOTAL DE VENDAS REALIZADAS = 240
· PREÇO DE VENDA DO PRODUTO = R$ 1.000,00.
· MARGEM DE LUCRO POR VENDA = R$ 400,00 = 40% DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO.
· TOTAL DE VENDAS REALIZADAS EM REAL = 240 x 1.000 = R$ 240.000,00.
· CUSTO DO INVESTIMENTO = R$ 120.000,00.
LUCRO LIQUIDO = 240 VENDAS x R$: 400,00 = R$: 96.000,00
· ROI = 240.000 – 120.000 / 120.000 * 100
· ROI = 100%
Isso significa que com um investimento de R$ 120.000,00 a empresa obteve no decorrer de um ano o montante de R$ 96.000,00 de lucro líquido sobre este investimento que gerou 240 vendas no valor de R$ 1.000,00 cada uma e com uma margem de lucro de R$ 400,00 por produto vendido.
O investimento em Marketing Digital atualmente é a melhor opção para alavancar empresas a curto prazo, embora tenha um custo bastante significativo se trabalhar com a equipe certa e tiver produtos de qualidade e preço competitivo a oferecer com certeza é sucesso!
ROI - return on investment traduzindo para o português “Retorno Sobre o Investimento” o que aos olhos de empresários poderíamos considerar como taxa de retorno sobre aplicação ou falando em termos contábeis “Margem de Lucro sobre o investimento”.
Quando chega-se ao ponto de uma empresa engrenar no mercado digital ela passa a ser um nível diferente de empresa, pois tem portas abertas para receber visitantes do mundo todo 24 horas por dia, o problema todo é que para se destacar não é necessário apenas iniciar algumas campanhas de publicidade, você precisa de pessoal qualificado para administrar este trabalho.
Assim como em qualquer outra área profissional é possível encontrar mão de obra barata e outras com um valor mais salgado. Isso se dá devido a qualidade do trabalho que será feito, envolve dezenas de características únicas como experiência, tempo de mercado, qualidade, demanda e outros fatores como feedback, transparência e o mais importante resultado.
Muitas vezes o barato sai caro e com certeza você já foi prova real desta afirmativa.
Tudo que é feito para propagar uma marca, um produto ou serviço exige responsabilidade e cuidado por parte do profissional que administrara o projeto. Antes de iniciar qualquer campanha deste nível busque profissionais qualificados e com experiência. O barato sai caro já ouvi isso por aí e acredito que você também já deve ter sido protagonista de sua própria experiência.
Pode parecer complicado mas no desenrolar da análise você verá que não é um bicho de 7 cabeças, este tipo de cálculo é fundamental para que você tenha conhecimento de quanto está convertendo o investimento que você faz mensalmente em uma campanha de marketing digital. Esta formula é bastante simples e utilizada por milhões de profissionais da área:
GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL
ROI = ------------------------------------------------------------------------------
INVESTIMENTO INICIAL
Multiplicando este resultado por 100x você obtém o valor em percentual.
Pense comigo: Se você obtiver um ROI de 5% ao mês ao dia você com certeza terá feito um negócio extremamente lucrativo, porém se este valor for inferior a 2% ao mês lamento dizer mas você esta trabalhando muito para ter um retorno de apenas 0,5% ao mês se comparado aos juros que teriam sido gerados caso este dinheiro fosse aplicado em uma simples poupança que hoje paga de 1% a 1,5% dependendo do fundo de investimento.
Em exemplo utilizaremos uma empresa que no último ano investiu o montante de R$ 120.000,00 reais no decorrer de um ano em um contrato junto a SEO PARA, pelo prazo de um ano.
· O valor investido mensalmente ficou em R$ 10.000,00.
· Os custos da agência SEO PARA para estas campanhas, desenvolvimento de websites e estratégias somados aos custos de mão de obra com os profissionais envolvidos ficaram em R$ 6.000,00.
· O capital restante referente ao investimento mensal que será aplicado em campanhas patrocinadas como Facebook, Ads, Adwords e Marketplace resultaram no montante de R$ 4.000,00.
· Investimento inicial = R$ 120.000,00.
· Ticket Médio de uma venda R$ 1.000,00.
· Margem de Lucro por Venda R$ 400,00.
Para suprir os investimentos realizados será necessário realizar no mínimo 120 vendas no decorrer do ano simplesmente para cobrir os custos de investimento.
Mas ao chegar no final do ano um levantamento foi feito e o total de vendas realizadas foram 240.
Logo:
· TOTAL DE VENDAS REALIZADAS = 240
· PREÇO DE VENDA DO PRODUTO = R$ 1.000,00.
· MARGEM DE LUCRO POR VENDA = R$ 400,00 = 40% DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO.
· TOTAL DE VENDAS REALIZADAS EM REAL = 240 x 1.000 = R$ 240.000,00.
· CUSTO DO INVESTIMENTO = R$ 120.000,00.
LUCRO LIQUIDO = 240 VENDAS x R$: 400,00 = R$: 96.000,00
· ROI = 240.000 – 120.000 / 120.000 * 100
· ROI = 100%
Isso significa que com um investimento de R$ 120.000,00 a empresa obteve no decorrer de um ano o montante de R$ 96.000,00 de lucro líquido sobre este investimento que gerou 240 vendas no valor de R$ 1.000,00 cada uma e com uma margem de lucro de R$ 400,00 por produto vendido.
O investimento em Marketing Digital atualmente é a melhor opção para alavancar empresas a curto prazo, embora tenha um custo bastante significativo se trabalhar com a equipe certa e tiver produtos de qualidade e preço competitivo a oferecer com certeza é sucesso!