Comunicação visual corporativa desempenha um papel importante na forma como uma organização se apresenta para ambas as partes interessadas internas e externas. Em termos gerais, uma identidade visual expressa os valores e ambições de uma organização, o seu negócio, e suas características.
Existe algumas funções que podem ser distinguidos. Três delas são destinadas a interessados externos.
Em primeiro lugar, fornece a uma empresa ou pequeno negócio mais visibilidade para praticamente todas as organizações sem fins lucrativos, é de vital importância que as pessoas saibam que existe a organização e lembrar o seu nome e núcleo de negócios no tempo certo.
Em segundo lugar, simboliza uma organização para as partes interessadas externas, e, portanto, contribui para a sua imagem e reputação. Van den Bosch, De Jong e Elving explorou possíveis relações entre a identidade visual e reputação, e concluiu que a primeira desempenha um papel de apoio na reputação da empresa.
Olins (1989) é bem conhecida pela sua estrutura visual, que consiste em três conceitos: marcas monolíticas para as empresas que têm uma única marca, a identidade em que diferentes marcas são desenvolvidos para partes da organização ou para diferentes linhas de produtos.
Embora estes conceitos introduzidos por Olins são muitas vezes apresentada como a estrutura de identidade corporativa, elas apenas fornecem uma indicação da apresentação visual depara a organização.
E você, estar preocupado em fornercer uma comunicação visual? Converse com um consultor agora mesmo...